Mentoring: venha entender o funcionamento desta técnica

O termo mentoring refere-se a um tipo específico de aprendizado que é estabelecido em um relacionamento entre um sujeito com mais experiência geralmente chamado de “sênior” e um aluno que precisa aprender certas habilidades chamadas “junior”.

Ao orientar o sujeito com mais experiência, oferece voluntariamente as habilidades que ele adquiriu, a fim de facilitar o crescimento de seu aluno.

Exposto tudo isso, acompanhe este artigo para saber mais sobre o mentoring.

O que mentoring?

O nome mentoring é um termo inglês, frequentemente traduzido para como o “tutoria”, “mentoria”, “mentorado” ou “apadrinhado”.

E bem, para entendemos melhor sobre o termo “mentor” devemos olhar a etimologia do nome “mentor”, dai é necessário voltar até a Odisséia, onde Mentor era amigo e conselheiro de Ulisses, que terá que orientar, cuidar e ensinar seu filho Telêmaco enquanto ele estava fora.

Basicamente, a mentoria (mentoring) se desenvolveu como um método para apoiar e incentivar a pessoa durante o aprendizado, para que ela possa aproveitar ao máximo seu potencial, melhorando seu desempenho e desenvolvendo suas habilidades ao máximo.

A mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal muito poderosa e está se tornando cada vez mais popular pela eficácia que tem em ajudar as pessoas a alcançar suas carreiras por meio do estabelecimento de um relacionamento de ajuda, no qual experiências semelhantes são compartilhadas, com base na confiança e respeito.

O que um mentor pode fazer?

No processo de orientação, o papel do mentor é incutir confiança e encorajamento, ajudando o aluno a se orientar e acreditar em si mesmo.

Assim, tornando-se mais consciente do que é, levando a vida em mãos, assumindo a responsabilidade por ele e escolha em qual direção fazê-lo, em vez de confiar no acaso.
O mentor pode:

  • Ensinar certas habilidades ao aluno sobre um problema específico
  • Treinar o aluno para desenvolver certas habilidades
  • Propor desafios ao seu aluno para tirá-lo da zona de segurança
  • Concentre-se no desenvolvimento geral do aluno, criando um ambiente seguro para assumir certos riscos.

Vale dizer que modelos de orientação individual ou em grupo podem existir.

E o relacionamento de uma mentoria mais comum é o relacionamento individual, ou seja, onde um aluno é apoiado por um mentor.

A maioria das pessoas prefere esse modelo, porque possibilita o desenvolvimento de um relacionamento pessoal e fornece o suporte individual correto.
Depois, há orientação em grupo, na qual um mentor pode trabalhar com 6 alunos ao mesmo tempo.

Os grupos geralmente se reúnem uma ou duas vezes por mês para discutir vários tópicos.

Nesse tipo de orientação, no entanto, falta um pouco do relacionamento pessoal típico do modo um-para-um e é por esse motivo que muitas vezes é combinado com o primeiro modelo.

 

Benefícios de um mentoring

Aqui está uma lista de possíveis vantagens:

  • Maior conhecimento dos principais comportamentos a serem destacados no coaching ou em qualquer outra vida profissional.
  • Consciência de seu estilo, seus pontos fortes e seu espaço para melhorias, ou seja, quais comportamentos principais você mais aplica e quais se manifestam menos.
  • Uma maior conscientização das crenças que limitam você?
  • Uma maior conscientização dos padrões (comportamentos de perguntas ou frases) que você aplica quando trabalha como coach e que pode influenciar positiva ou negativamente uma sessão.
  • Uma maior compreensão do seu estilo, como esse estilo o torna único e como desenvolvê-lo ainda mais.
  • Novas possibilidades de ação para lidar com certos tipos de clientes que normalmente colocam você em dificuldades.

E aí, gostou deste artigo? Compartilhe conosco sua opinião!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!